Amba

Fundação

EM NOITE DE GLAMOUR FOI FUNDADA A ACADEMIA MINEIRA DE BELAS ARTES, EM BELO HORIZONTE, MG.

Na noite de 14 de novembro de 2015, no hotel Max Savassi, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foi fundada a A.M.B.A. – Academia Mineira de Belas Artes. Sob o olhar emocionado de centenas de presentes, a cerimônia teve regência do professor Rômulo Marinho Sobrinho, ilustre acadêmico de diversas instituições nacionais e internacionais, que deu encanto à noite, convidando os membros Fundadores para receberem a imposição da medalha, a pelerine Acadêmica e o Diploma que formavam os paramentos da entidade.

A composição da mesa do evento ficou na seguinte ordem: Peargentino Neto (vice-presidente da LITERARTE), Ângela Feingold (presidente da ALAF – ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE FORTALEZA), Izabelle Valladares (Presidente da LITERARTE), Valéria Schmitt (Presidente d AMBA), Vanessa Ramoa (Vice-presidente da AMBA), Paulo Siuves (Secretário geral da AMBA) e Larissa Carvalho (escritora convidada).

A belíssima presidente, Srta. Valéria Schmitt, declarou aberta a cerimonia as 19h30, com execução do Hino Nacional, seguida pela apresentação do cantor mineiro Wagnelles Afonso que interpretou grandes sucessos da música mineira.

A presidente da LITERARTE, Izabelle Valladares, frisou a importância das academias de artes resumindo sai história e imortalidade de seus fundadores

Logo em seguida, um a um, os acadêmicos foram sendo chamados. No intervalo, foram brindados pela música do cantor Ruy Rosa, de Salvador (BA) acompanhado do artista natural do estado da Paraíba, residente em Santana, João Bosco do Nordeste, Ruy Rosa também tomou posse na noite festiva.

A noite foi repleta de flashes e momentos de descontração e alegria, não esquecendo que, na abertura, aconteceu o lançamento do livro Literarte Celebra Minas, um animado sarau músico-poético e o 4º Salão de Autores que premiou três artistas: 1º lugar – Isis Berlink Renault; 2º lugar – Maria Mazarelo e 3º lufar – Dulce Couto.

Também foram homenageados jornalistas com o Prêmio Liberdade de Expressão. Entre os homenageados, a jornalista Roberta Zampetti e Brenda Marques.

Após o evento, os participantes confraternizaram no restaurante do próprio hotel, que serviu um cardápio mediterrâneo requintado. A AMBA terá duas reuniões anuais em diferentes cidades de MG, onde, além de saraus e exposições, acontecerão as assembleias que decidirão as datas dos eventos, além de doação de material recebido dos confrades.